Quando se procura um imóvel de forma concreta e ativa, é importante pensar antecipadamente no orçamento a utilizar e determinar o seu limite máximo com a maior precisão possível.
Se recorrer a um empréstimo, poderá contar com a maioria dos bancos locais a financiarem até cerca de 70 % do valor do imóvel. Se precisar ou gostar de recorrer a um empréstimo bancário, teremos todo o prazer em ajudá-lo a estabelecer contactos e a organizar várias ofertas de financiamento para comparar.
Para além dos documentos do imóvel que a agência imobiliária já possui, o banco também precisará dos seus documentos enquanto comprador. Para além do seu bilhete de identidade, estes incluem também um número de contribuinte português e, entre outros, documentos que comprovem a sua própria entrada no financiamento, os seus rendimentos dos últimos meses e um certificado da entidade patronal.
Mesmo que este aspeto pareça óbvio, vale a pena salientá-lo: reflicta antecipadamente sobre as suas preferências para o seu imóvel de sonho. Procura um apartamento, uma vivenda ou um terreno, quantos quartos são necessários ou desejáveis, se o mobiliário e a idade do imóvel desempenham um papel importante e, em particular, o que é importante para si em termos de localização?
Teremos todo o gosto em ajudá-lo a concretizar as suas ideias.
Tenha uma ideia do mercado e, da procura e das propriedades em oferta no Algarve para que possa tomar uma decisão de compra informada. Mesmo que a primeira propriedade apresentada satisfaça basicamente os seus requisitos, deixe-nos mostrar-lhe outras alternativas para que possa comparar e confrontar as opções por si próprio. Iremos aconselhá-lo e apoiá-lo no processo que conduz à sua decisão de compra, tendo em conta os requisitos que indicou para a sua propriedade de sonho.
Uma vez selecionado o imóvel, tem a possibilidade de apresentar uma proposta ao vendedor. As possibilidades de negociação do preço dependem da condição do mercado e da situação individual das partes.
Uma vez chegado a um acordo, deve reservar o imóvel ou celebrar diretamente um contrato promessa compra e venda (ver secção seguinte) para que ambas as partes possam manifestar por escrito as condições acordadas e a intenção em concretizar o negócio.
Em Portugal, é habitualmente celebrado um contrato promessa compra e venda (CPCV) antes da reunião notarial em que é assinado o contrato de compra e venda que significa a conclusão do negócio. Este contrato já contém todas as condições que se esperam de um contrato de compra e venda de um imóvel. É comum que, juntamente com o CPCV, seja pago um sinal ao vendedor. O CPCV é geralmente elaborado pelo advogado do comprador.
Os documentos relativos ao imóvel são também verificados legalmente nesta fase. No entanto, o notário também verifica os documentos aquando da celebração definitiva do contrato, a "Escritura".
Nota: No decurso da nomeação notarial, são devidos diretamente o imposto de transferência de propriedade (IMT) e o imposto de selo.
Ambos devem ser pagos imediatamente, caso contrário o contrato de compra e venda não pode ser assinado.
Parabéns, o seu imóvel de sonho em Portugal é já seu!
Para poder aproveitar rapidamente a propriedade, tem ainda de encomendar eletricidade, água e, se necessário, gás e serviços de Internet em seu nome. Teremos todo o gosto em ajudá-lo nesta tarefa.
Se precisar de mais assistência (lojas de mobiliário e decoração, serviços de limpeza e manutenção, etc.), contacte-nos para obter recomendações.
Aviso legal: As informações apresentadas aqui não são juridicamente vinculativas e nenhuma reclamação legal surge em caso de erros. Se você tiver alguma dúvida jurídica, recomendamos consultar um advogado.