O Algarve é uma das regiões mais diversificadas e bonitas de Portugal. No entanto, quem planeia comprar uma propriedade aqui não deve considerar apenas o clima ameno e as praias de deslumbrantes, mas também as diferenças entre as várias cidades e zonas costeiras.
Neste artigo, apresentamos-lhe uma visão geral dos locais mais populares para a compra de imóveis no Algarve, de este a oeste, destacando as vantagens, bem como os aspectos que podem ser desvantajosos ou importantes para alguns potenciais compradores. Em geral, pode dizer-se que o clima no barlavento algarvio é um pouco mais agreste e ventoso, o que faz com que os verões sejam mais frescos e agradáveis do que na parte oriental da região. No inverno, porém, as temperaturas são mais semelhantes em ambas as zonas. De um modo geral, os verões no Algarve continuam a ser relativamente amenos, especialmente quando comparados com outras zonas do sul da Europa. A média das temperaturas máximas diárias entre junho e setembro situa-se entre os 28 e os 31 graus Celsius.
• Vila Real de Santo António: Situada diretamente no rio fronteira e, portanto, na fronteira espanhola, esta antiga vila de pescadores oferece um centro da cidade amigável e arrumado. Este centro histórico ao longo da “Avenida da República” com a sua “Praça Marquês de Pombal” é bonito, muito bem conservado e vale bem a pena ser visitado. De um modo geral, possivelmente também devido ao desenho extremamente simétrico e em ângulo reto das ruas, a cidade irradia menos carácter do que outras cidades do Algarve, na nossa opinião. Aqui, as vantagens práticas, como a proximidade de Espanha, prevalecem sobre o estilo típico de férias, e a praia fica a pouco menos de 3 km de distância.
• Monte Gordo:Monte Gordo, por outro lado, é um local muito turístico que é particularmente popular entre os visitantes britânicos. A paisagem bastante plana, típica do sotavento algarvio, e os vários edifícios altos tornam a cidade menos espetacular e também menos diversificada como local de residência para os residentes permanentes. No entanto, a vila tem uma bela praia, a Praia de Monte Gordo, e há muitos restaurantes, cafés e bares onde se pode desfrutar de bebidas frescas ao sol.
A partir daqui, para oeste, há outras cidades mais pequenas e quilómetros de praias de areia que são interessantes para excursões. Cacela Velha e a bonita praia da Praia Verde são particularmente dignas de menção. No entanto, esta parte da costa oferece relativamente poucas propriedades e infra-estruturas atractivas.
• Tavira: Uma das cidades mais interessantes do Algarve. O bonito e histórico centro da cidade não só atrai turistas, como também pode ser do interesse de compradores de imóveis que apreciam o estilo autêntico do sotavento algarvio. Tavira é conhecida pelo rio Gilão e pela antiga ponte românica, bem como pelo centro histórico versátil e atrativamente restaurado. Para chegar à praia, no entanto, é necessário apanhar um pequeno barco a cerca de 2 quilómetros da cidade, que o leva à ilha de Tavira em apenas alguns minutos. Aí encontrará uma praia de areia larga com um quilómetro de comprimento, como compensação. A ilha faz parte da reserva natural da Ria Formosa, que se estende basicamente de Faro até Cacela Velha. Os amantes da praia, os observadores de pássaros e os amantes da natureza em geral, terão aqui o seu dinheiro bem empregue.
• Cabanas de Tavira e Santa Luzia: Ambas as aldeias estão localizadas nas imediações a leste e oeste de Tavira e podem, portanto, desfrutar das comodidades e da cultura da cidade. Ambas são antigas aldeias piscatórias.
Cabanas de Tavira, no entretanto, cresceu muito, principalmente por motivos turísticos. Infelizmente, este facto faz com que nos pareça um pouco artificial, mas oferece um passeio encantador com restaurantes e excelentes vistas da Ria e dos barcos ali atracados.
Santa Luzia também cresceu nos últimos anos e a influência turística é visível, mas, na nossa opinião, este local é muito mais autêntico e oferece muito charme. Por conseguinte, também aqui há menos ofertas de imóveis.
• Fuseta: A pequena aldeia da Fuseta também é relativamente conhecida no sotavento algarvio e também tem o seu próprio encanto. Existem alguns edifícios mais antigos e mais altos virados para o mar. No entanto, também estão a ser construídos novos edifícios em algumas zonas. A aldeia também está a tornar-se mais turística, mas, na sua maioria, não parece “enfeitada”, mas sim mais natural. Em contraste com as outras aldeias da Ria Formosa, existe aqui uma pequena praia, bem como a bonita antiga “estação salva-vidas” sobre palafitas, que não pode ser ignorada no local, mas também é necessária uma curta viagem de barco para chegar à grande praia.
Uma caraterística geral desta região e da Ria Formosa é o facto de se ter de apanhar um pequeno barco para chegar às praias. Embora isto tenha o seu encanto e, com um tempo líquido de viagem de 5-10 minutos, não demore muito tempo, pode ser inconveniente a longo prazo, uma vez que não se pode ir espontaneamente à praia para um passeio noturno, por exemplo. Uma pequena dica neste contexto é a “Arroteia de Baixo”, onde os caminhantes de praia também podem chegar às ilhas da praia a pé através das planícies de maré na maré baixa.
• Olhão: Esta cidade é conhecida pela sua originalidade, mas tem vindo a ser modernizada nos últimos anos, particularmente nas áreas em redor dos dois antigos edifícios do mercado à beira-mar. Muitos projectos de habitação moderna estão a ser construídos em Olhão. As ilhas da Culatra, Farol e Deserta são fantásticas, mas só podem ser alcançadas de barco em cerca de 30-45 minutos, o que pode ser bastante inconveniente para as visitas diárias à praia. É claro que também há táxis aquáticos mais rápidos disponíveis a preços mais elevados. Se passar mais tempo no Algarve, recomendamos definitivamente uma viagem até aqui, vale a pena!
• Faro: Faro é a capital do Algarve e é muitas vezes vista apenas como uma estação de trânsito para o aeroporto, mas oferece muito mais do que se possa pensar à primeira vista. A cidade tem um centro histórico, a chamada “Cidade Velha”, que está rodeada por impressionantes muralhas e encanta os visitantes com as suas ruas calcetadas, a antiga catedral e praças encantadoras. Faro oferece uma cena cultural animada, numerosos restaurantes e cafés, bem como oportunidades de compras, tornando-a um local ideal para quem quer desfrutar da vida citadina.
• Loulé: Esta cidade encantadora é conhecida pelo seu grande mercado e edifícios históricos, mas também possui infra-estruturas modernas. Loulé situa-se a noroeste de Faro, a cerca de 12 km da costa. Poderá ser uma alternativa para os compradores que procuram uma mistura de vida urbana e bons acessos à costa.
• Quinta do Lago e Vale do Lobo: Aqui estamos no segmento de luxo absoluto do Algarve. Ambos os locais são fortemente caracterizados por resorts de golfe e oferecem propriedades de primeira classe. Esta região exclusiva oferece não só moradias e apartamentos de excelência, mas também uma vasta gama de comodidades que completam um estilo de vida luxuoso. Desde instalações de spa de topo e restaurantes com estrelas Michelin a instalações de lazer e desporto de primeira classe, nenhum desejo fica por realizar aqui. Os clubes de praia exclusivos e as instalações desportivas de primeira classe atraem uma clientela internacional. No entanto, estas instalações de alta qualidade também se reflectem nos preços dos imóveis, que se encontram entre os mais elevados da região. Para os golfistas, as estâncias são um verdadeiro paraíso, pois albergam três dos campos de golfe mais exclusivos da Europa. Se procura um estilo de vida luxuoso, com golfe, bem-estar e boa gastronomia, este é o local ideal para si.
• Quarteira: Quarteira oferece um belo passeio marítimo e um extenso areal, mas a atratividade e o charme da vila sofrem com um desenvolvimento denso com muitos edifícios altos mais antigos.
• Vilamoura: A partir de Quarteira, pode chegar diretamente a Vilamoura, que é conhecida pela sua grande marina e vários campos de golfe. Há também uma praia de areia aqui, que se torna a famosa “Praia da Falésia” com as suas falésias avermelhadas mais a oeste. O centro em direção à marina é bastante densamente construído, existem alguns edifícios mais antigos, por vezes mais altos mas não como em Quarteira, bem como hotéis e complexos residenciais exteriores em resorts de golfe e, em parte, também em povoações de moradias.
• Albufeira: Albufeira, por outro lado, atrai muitos visitantes com a sua animada cidade velha e belas praias, mas é frequentemente muito cheia nos meses de verão e muito animada à noite. No inverno, no entanto, a cidade oferece um ambiente mais calmo. Ao longo dos anos, Albufeira transformou-se num centro de vida nocturna e de turismo, que atrai sobretudo os jovens visitantes. Aqueles que procuram uma vida vibrante, uma vasta seleção de restaurantes, bares e discotecas, bem como a proximidade de praias deslumbrantes, sentir-se-ão em casa aqui. No entanto, longe do centro turístico, há também zonas residenciais mais calmas que atraem os compradores de imóveis de longa duração que querem desfrutar de mais charme e alguma paz e sossego longe da azáfama, bem como da bela paisagem costeira. Uma vantagem adicional são as boas infra-estruturas, que fazem de Albufeira uma opção atractiva.
• Armação de Pêra: Esta vila também tem uma bela e longa praia e um passeio marítimo. Uma vantagem particular é a oportunidade de caminhar por caminhos bem conservados diretamente ao longo da praia e através das dunas até Albufeira - um percurso idílico. No entanto, a paisagem urbana é dominada por edifícios altos, na sua maioria mais antigos, que prejudicam um pouco a atmosfera e não contribuem para melhorar o antigo encanto da antiga aldeia piscatória.
• Carvoeiro: Um local popular que, apesar do seu carácter turístico, pontua com praias encantadoras e uma impressionante costa rochosa. As zonas exteriores de Carvoeiro são particularmente populares entre os compradores de imóveis, uma vez que oferecem uma densidade de construção mais baixa, alturas de construção relativamente baixas e vistas geralmente magníficas. Existe também um centro médico alemão na cidade, o que constitui uma vantagem adicional para os residentes alemães. A área também oferece restaurantes de alta qualidade, campos de golfe exclusivos nas proximidades e uma grande variedade de actividades de lazer, tornando Carvoeiro muito atraente não só para os turistas, mas também para os residentes permanentes.
• Silves: Esta bonita e bem cuidada cidade histórica do interior, conhecida pelo seu impressionante castelo e pela sua rica história, pode ser uma boa opção para os compradores de imóveis que preferem um ambiente mais calmo e culturalmente rico, mas que querem ter fácil acesso à costa. Existe também aqui uma escola alemã, que segue o currículo alemão e oferece aos alunos qualificações escolares alemãs reconhecidas internacionalmente. Isto significa que os alunos podem estudar em universidades na Alemanha, bem como em muitos outros países, depois de terminarem a escola. Em geral, existem muitas escolas internacionais ao longo da costa algarvia.
• Ferragudo: Outrora uma pequena aldeia piscatória, Ferragudo desenvolveu-se consideravelmente. No entanto, ainda mantém o seu encanto original, especialmente nas ruas estreitas do centro histórico. A bela baía aparece em muitos postais. No entanto, as praias da cidade tendem a situar-se junto ao rio ou na foz do rio. No entanto, existem numerosas outras praias em mar aberto, que podem ser alcançadas de carro em 5 a 10 minutos. Ferragudo oferece uma mistura encantadora de tradição e estilo de vida moderno. A cidade é particularmente interessante para os compradores de imóveis que pretendem combinar uma atmosfera portuguesa autêntica com o conforto de uma vida de luxo. Novas construções de alta qualidade e propriedades modernizadas integram-se harmoniosamente no ambiente histórico.
• Portimão e Praia da Rocha: Portimão é uma das maiores e mais animadas cidades do Algarve. Isto também se deve aos muitos habitantes locais que aqui vivem e trabalham. Apesar de zonas turísticas como a Praia da Rocha, não é uma “cidade turística” clássica. A cidade oferece um vasto leque de comodidades: De supermercados a restaurantes, de hospitais a espaços de lazer, aqui encontra tudo o que precisa para o seu dia a dia. Também vale a pena mencionar o centro comercial, que o convida a fazer longas viagens de compras.
A zona da Praia da Rocha, a sul, é mais conhecida pela sua praia larga e de areia fina, sob as falésias. No entanto, a imagem da zona é caracterizada por muitos edifícios altos, especialmente perto do passeio marítimo. Isto confere à Praia da Rocha um forte carácter urbano, que é complementado pelos numerosos bares, restaurantes e discotecas - perfeitos para quem procura uma vida nocturna animada. Apesar do denso desenvolvimento, a extensa praia oferece espaço suficiente para escapar à azáfama e desfrutar da beleza do Algarve.
• Alvor: Uma vila mais pequena e bonita entre Portimão e Lagos, que também tem um bonito centro histórico. As ruas estreitas e as casas tradicionais dão à vila uma atmosfera autêntica e convidativa, que está a atrair cada vez mais pessoas. Um destaque especial é a bela laguna “Ria de Alvor”, onde se encontram pequenos barcos ancorados e, quando as condições são propícias, kitesurfistas. As paisagens naturais da lagoa e a ampla praia de areia criam um retiro tranquilo longe da agitação na maior parte dos meses do ano e são um paraíso para os caminhantes. Apesar da sua localização tranquila, a cidade tem boas ligações e oferece uma boa seleção de restaurantes, bares e lojas.
• Monchique: Se procura sobretudo paz e natureza, Monchique pode ser uma opção interessante. As montanhas da Serra de Monchique oferecem vistas panorâmicas de cortar a respiração sobre a paisagem algarvia em direção à costa e ao mar e um microclima agradável, que é particularmente apreciado no verão. No entanto, é um pouco mais longe daqui até às praias, com um tempo de viagem de cerca de 40 minutos.
• Lagos: Lagos é uma das mais belas cidades do Algarve e combina arquitetura histórica com paisagens naturais de cortar a respiração, como as impressionantes formações rochosas da Ponta da Piedade. As impressionantes falésias e baías pitorescas são mundialmente famosas e oferecem vistas inesquecíveis sobre o mar e a costa. Apesar do seu crescimento constante e do aumento do turismo, Lagos conseguiu manter o seu encanto autêntico e a sua alma portuguesa, o que é claramente visível nas ruas estreitas da cidade velha.
Outra atração é a marina de Lagos, que se tornou um dos portos de vela mais populares do Algarve. A moderna marina não só oferece espaço para numerosos iates e barcos, mas também uma variedade de restaurantes, cafés e lojas ao longo da orla marítima. Esta combinação de estilo histórico, natureza deslumbrante e vida marítima faz de Lagos um local procurado por compradores de imóveis que querem desfrutar de uma vida moderna e autêntica no Algarve sem ter de renunciar a uma vasta gama de comodidades.
• Praia da Luz: Praia da Luz é uma vila mais pequena, mas extremamente encantadora, mesmo ao lado de Lagos, que possui uma bela praia, um pitoresco passeio marítimo e uma boa seleção de restaurantes. Apesar do seu tamanho relativamente pequeno, a vila oferece tudo para as necessidades diárias, incluindo dois pequenos supermercados e algumas lojas. Para mais informações sobre a Praia da Luz e as suas vantagens, recomendamos a nossa publicação detalhada no blogue "Praia da Luz: Um sítio por que se apaixonar na costa sul de Portugal“
• Burgau e Salema: A oeste de Lagos encontram-se as duas aldeias costeiras de Burgau e Salema, que são perfeitas para quem procura um ambiente calmo e idílico. Ambas as aldeias são mais pequenas e menos desenvolvidas, o que lhes confere um carácter autêntico e descontraído. Burgau impressiona pelas suas ruas estreitas e empedradas e pela pequena praia emoldurada por falésias, enquanto Salema é conhecida pelo seu extenso areal e pela sua encantadora tradição piscatória.
• Sagres: Esta cidade e os seus arredores, no extremo sudoeste do Algarve, oferecem uma natureza acidentada, quase intacta, e atraem sobretudo surfistas e amantes da natureza. Sagres pode ser uma opção interessante para quem procura um refúgio natural e isolado, fora dos circuitos habituais. No caminho para norte, encontrará também vilas como Carrapateira, que é conhecida pelas suas praias espectaculares, a Praia da Bordeira e a Praia do Amado. A ampla praia de areia fina é emoldurada por dunas e falésias e é muito popular entre surfistas e kitesurfers.
A área é relativamente isolada e existem apenas algumas propriedades em oferta.
• Aljezur: Aljezur está um pouco fora dos circuitos turísticos habituais e é conhecida pelas paisagens deslumbrantes do Parque Natural da Costa Vicentina. A cidade está dividida pelo rio Ribeira de Aljezur, que separa a parte histórica da cidade mais recente. O centro histórico da cidade é dominado pelo antigo castelo mouro e oferece uma arquitetura portuguesa autêntica, ruas calcetadas e um ambiente descontraído. Para os compradores de imóveis, Aljezur é atractiva se se imaginarem a viver num ambiente tranquilo e natural. A região oferece numerosos trilhos para caminhadas e ciclismo que percorrem o interior verdejante e a costa atlântica ocidental acidentada e ventosa. Aljezur é também muito popular entre os surfistas, uma vez que algumas das melhores praias de surf do Algarve, como a Praia da Arrifana, estão localizadas nas proximidades devido às suas ondas e condições. Há também comunidades e projectos na região que se concentram na autossuficiência e na vida perto da natureza. Há também uma crescente comunidade internacional que está conscientemente a focar-se em estilos de vida sustentáveis e amigos do ambiente.
O Algarve oferece uma variedade impressionante de locais para viver - desde a reserva natural da Ria Formosa e as ilhas costeiras mais a leste até aos luxuosos resorts de golfe no centro do Algarve e às encantadoras aldeias piscatórias no oeste. Aqueles que valorizam a autenticidade e a tranquilidade sentir-se-ão mais em casa no sotavento ou no barlavento algarvio. Os que procuram luxo e conforto, por outro lado, estão em boas mãos nas zonas centrais, como Vilamoura ou Quinta do Lago. Os que procuram uma mistura de um estilo de vida moderno com todas as comodidades e um toque português estão em boas mãos em Lagos e arredores. O importante é decidir-se no local e não de longe e verificar pessoalmente qual a região que melhor se adapta às suas ideias.
Teremos todo o gosto em ajudá-lo a encontrar o local que melhor se enquadra nas suas ideias e necessidades. Quer esteja à procura de um refúgio tranquilo, de uma estância de férias vibrante ou de uma propriedade exclusiva perto do mar - estamos à sua disposição para o aconselhar individualmente. Por isso, não hesite em contactar-nos.